Dos cerca 1,2 mil projetos que haviam se pré-cantidatado no Pontos de Cultura, 300 entidades de 180 cidades paulistas foram contempladas. O Ministério da Cultura - MinC e o Governo Estadual anunciaram os vencedores na última segunda-feira (dia 16) em São Paulo. A ELITE – Escola Livre de Teatro de Jales, que enviou seu projeto por meio da Associação de Difusão Comunitária – Educacional e Cultural de Urânia, está entre os aprovados.
O edital, que é voltado as pessoas jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvam atividades ligada a arte, educação, cidadania e economia solidária, repassa recursos a iniciativas culturais de municípios de todo o Brasil em uma parceria entre MinC e Secretaria de Estado da Cultura.
Completando 20 anos de existência, a ELITE mostra sua força com essa vitória. Segundo seu diretor, Clayton Campos, durante todos esses anos a estrutura pedagógica da escola vem se readequando e buscando melhorias através de um processo de análise de experiências e aceitação de sugestão de professores e alunos. “Depois de tanto tempo de trabalho nós colocamos o projeto no papel de forma clara e objetiva. Acreditamos que o nosso diferencial está no histórico, na equipe de profissionais envolvidos e na abrangência das ações que não se limitam ao município de Jales, pois temos alunos de toda a região e já nos apresentamos em vários pontos do estado”, explica.
A partir de agora os integrantes da ELITE vão dar continuidade ao que já vinham fazendo, no entanto, com uma estrutura melhor. As principais metas, de acordo com Clayton, são valorizar as expressões culturais nos diferentes contextos sociais e históricos; garantir o direito à livre participação na vida cultural e reconhecer a importância da cultura no processo do desenvolvimento e da economia.
Professores, colaboradores, alunos e coordenadores da ELITE não escondem a satisfação de vencer algo tão concorrido. Raimundo Nonato, que completa apenas um ano de participação na Escola como professor e coordenador do núcleo de dramaturgia, demonstra o sentimento de carinho que reflete o de tantos outros que compõe o grupo. “Gostaria de agradecer a confiança depositada em mim por todos vocês que integram essa família. É uma honra trabalhar com vocês. Receber essa notícia de vitória é um sonho para todos nós” diz.
Para Nonato a proposta da Escola está vinculada a uma metodologia moderna que é muito usada em grandes centros de referência cultural, pois sua divisão se dá em núcleos: Dramaturgia; Pesquisa; Produção e Difusão; Montagem e Patrimônio e Memória. “Acredito que a região está preparada para se tornar ponto de cultura recebendo a valorização de seus artistas e produtores culturais, afirma.
Trabalhos em ação Durante este ano, a ELITE mostrou vários trabalhos que já foram desenvolvidos. Dentre os mais recentes está o espetáculo “Auto da Camisinha”, uma divertida comédia apresentado em São Paulo, no 1º Encontro Paulista de Prevenção e Controle das DST/AIDS, realizado do dia 4 a 6 de novembro no Hotel Bourbon Convention Ibirapuera, bairro Moema em São Paulo. A peça que é formada pelos atores Clayton, Raimundo e Viviane Fernandes, tem como produtora Lisandra Campos.
Outro espetáculo em evidência é “A farsa do mestre Pathelin” que se apresentou na Escola Estadual do Arapuã em Jales, Professora Sueli da Silveira Batista, no final de outubro (dias 28 e 29), arrancando gargalhadas e elogios da platéia. A peça foi dirigida pelo professor José Vitorino de Souza e conta com o elenco: Maria Martins, Elaine Sgobi, André Gandolfo, Priscila Lima e Nayara Ledo.
As apresentações fazem parte do Núcleo de Produção e Difusão que tem o objetivo de difundir a cultura teatral. “O fato de levar o espetáculo as escolas de Jales ajuda a democratizar essa arte dando acesso a um número cada vez maior de pessoas. Como Pontos de Cultura podemos ampliar mais ainda nosso campo de atuação, Jales terá maior visibilidade com o reconhecimento da Secretaria de Estado da Cultura e o MinC”, conclui Clayton.
Quem quiser conferir um pouco mais dos trabalhos da ELITE pode se dirigir ao Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo para conhecer seus núcleos e acompanhar as novas peças que estão sendo agendas para o final deste mês.
Viviane Fernandes