sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Dica de Leitura

Filoctetes

SINOPSE
A lenda de Filoctetes, o herói grego abandonado em uma ilha durante a guerra de Troia, foi tema de peças de Ésquilo, Eurípides e Sófocles na Antiguidade e, nos tempos modernos, despertou o interesse de escritores como André Gide, Heiner Müller e Seamus Heany.
Das versões antigas, porém, a única que chegou aos nossos dias foi a de Sófocles apresentada aqui em edição bilíngue e na bela tradução de Trajano Vieira.
Além das notas e do posfácio do tradutor, este volume oferece, em apêndice, o célebre ensaio de Edmund Wilson sobre o texto de Sófocles, no qual o crítico norte-americano analisa as qualidades que fazem de Filoctetes uma obra-prima e uma peça extremamente singular no corpus das tragédias gregas.

Fonte: Folha Online

Um comentário:

  1. Muito boa indicação, esta peça apresenta uma "fase" da obra deste grande dramaturgo trágico. Apesar de ser sempre mencionada como trágedia grega, esta peça foge um pouco do tom trágico da maioria das peças remanecentes do periodo. A descrição de cenário notadamente pastoril e a atuação generosa e piedosa de um dos personágens, O jovem Neoptólemo, da um tom diferente a essa "tragédia grega". Vale a pena conferir.
    Vitorino

    ResponderExcluir