


O ano mal começou e a agenda de programações da ELITE – Escola Livre de Teatro de Jales não para de crescer. Depois da última apresentação na cidade com a peça “Auto da Camisinha”, no I Seminário de Inclusão Social para pessoas vivendo com HIV/Aids, no dia 12 de fevereiro, fato que reuniu profissionais da área de saúde, educação e assistência social de 16 municípios, a Escola foi convidada a participar da Mostra Artística da Teia Estadual dos Pontos de Cultura em Guarulhos com o mesmo espetáculo.
O evento, que foi realizado do dia 26 a 2 de Março, tinha por objetivo promover a aproximação e o intercâmbio entre os mais de 400 Pontos de Cultura do Estado de São Paulo e divulgar o trabalho destes espaços para a comunidade em geral. O encontro também teve a oportunidade de receber os 300 novos Pontos de Cultura habilitados pela Secretaria de Estado da Cultura, em convênio com o Ministério da Cultura (MinC), caso em que a ELITE se enquadra.
A diversidade cultura da Teia chamou a atenção do elenco composto por Clayton Campos, Larissa Altemar e Raimundo Nonato. Segundo eles, além das apresentações dentro de um teatro, também tinha as de rua, as danças ciganas, espetáculos circenses e um cortejo que atravessou o centro de Guarulhos. “O encontro mostrou como é grande o poder da nossa categoria quando existe uma organização e consciência política. A ELITE representou não só a classe teatral como também a cultural de Jales”, diz Raimundo.
Para Clayton, que também é coordenador do Ponto de Cultura ELITE, a Teia proporcionou um contato com vários grupos e movimentos espalhados pelo Estado de São Paulo, possibilitando a troca de experiências. “Mais uma vez, mostramos a arte da nossa região”, afirma ele, ao lembrar das primeiras apresentações que a Escola fez em São Paulo em novembro e dezembro do ano passado, no I Encontro Paulista de Prevenção e Controle das DST/Aids e no Perusferia – Artevismo no Beco. “Percebemos que, enquanto grupo artístico, às vezes, não temos tanta valorização na nossa cidade e, quando chegamos em Guarulhos, as pessoas nos trataram como profissionais que somos e reconheceram a importância do nosso trabalho”, completa Larissa.
Junto com a Teia, também foi realizado o II Fórum Paulista dos Pontos de Cultura, uma ferramenta democrática que estimula o debate e defini ações para o desenvolvimento cultural no estado. Na ocasião também houve eleição para formar a Comissão Paulista dos Pontos de Cultura e o próprio Clayton foi eleito pelos representantes da macro região de São José do Rio Preto. “Essa é uma ação importante para o fortalecimento político/cultural da nossa Escola e de todos os Pontos da região”, explica.
Outra conquista alcançada foi o convite para participar do GT Artes do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids (CRT) da Secretaria Estadual da Saúde. O programa tem o objetivo de desenvolver uma ação transversal de arte e saúde, trabalho que a ELITE já desenvolve desde 2007 com o “Auto da Camisinha”.
MOVIMENTO NA PRAÇA
As programações da ELITE não param por aí, no dia 6 de março, sábado, sua equipe de professores e alunos movimentaram a João Mariano de Freitas (Jacaré) com algumas atrações que chamaram a atenção do público que transitava pelo local. O evento contou com brincadeiras de roda, pintura artística no rosto, cortejo que se estendeu pelas ruas do comércio e chamou as pessoas para assistirem a apresentação da peça “Auto da Camisinha”.
Os interessados em conhecer mais sobre a arte teatral também puderam fazer sua inscrição para participar do Curso da ELITE. Lembrando que quem quiser se matricular ainda está em tempo, basta se dirigir ao Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo (fundos do Teatro Municipal) para preencher sua ficha. Mais informações pelos telefones: 3632 8876 ou 97097373.
Viviane Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário