

“Ser brincante não é uma prerrogativa de nascer dentro do bumba-meu-boi do Maranhã”, foi um dos argumentos que extingo muitas pessoas a participarem da palestra “O ator Brincante”, com Dinho Lima Flor, realizada na noite de quinta feira (dia 10 de junho) no Teatro Girandolá que fica na Avenida São Paulo, 956 – Vila Suíça na cidade de São Paulo.
Na perspectiva do grupo Vento Forte, que há 37 anos se aproxima da cultura popular brasileira para criar seu trabalho, é possível ser um ser brincante fomentando o lúdico, a arte, no local em que se vive. Na palestra, Dinho falou um pouco da relação entre teatro e cultura popular, entre o ator e o brincante.
A programação de atividades, que começou dia 5 de junho com exposição de fotos “O gosto da Fruta” de Mariana Moura e com a apresentação das cantoras Gleiseane Pinheiro e Monalisa Neves, marca o aniversário de três anos do Teatro Girandolá, um ano do informativo Ôxe e um ano de Espaço Girandolá.
No dia 6 (domingo) também teve a “Ciranda cor de Prata”, liderada pelo Seu Júlio Cirandeiro e realizada no vão da Caixa Econômica Federal (ao lado do Shopping Center Casa Grande) e exibição de filmes como “O Estranho mundo de Jack” e “Jecão, um fofoqueiro no céu”.
E a programação não para por aí, dia 12 tem Oficina Rodopiar com brinquedos e brincadeiras para crianças com Eduardo Bartolomeu e Rita Rozeno, às 10h e espetáculo teatral “Cordel do amor sem fim”, com a Cia Teatro em Carne e Osso, às 20h30.
Dia 13 tem o espetáculo “Conto de todas as cores, criação do teatro Girandolá, às 11 horas, vídeos no espaço com exibição de Cocoricó e Um caipira em Bariloche, às 16h e às 18h. Dia 17 tem palestra “A criança e o brinquedo com Rita Rozeno às 19h30. Dia 19 tem Diálogos moratenses “Pra quê rodeio?”, às 17 horas.
Dia 20, Vídeos no Espaço com exibição de “A fantástica fábrica de chocolate e Tapete Vermelho, às 16h e às 18h. Dia 25, Mostra de processo do espetáculo teatral Aruê (Teatro Girandolá), às 20h30. Dia 26, Festa de Oxandolá no Espaço Girandol, às 21h. Dia 27, Vídeos no espaço com “As crônicas de Spyder Wick e Marvada Carne, às 16h e às 18h
Para se inscrever nas programações, os interessados são convidados a pagar o quanto puder. “A pessoa paga o que for possível para ela, o quanto tocar no coração”, explica Eduardo Bartolomeu, membro do Teatro Vento Forte. A programação completa pode ser encontrada no blog: teatrogirandola.blogspot.com
Viviane Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário