segunda-feira, 19 de julho de 2010

Equipe de "5 X Favela" entusiasma em Paulínia




Quatro meses depois do tapete vermelho de Cannes, foi a vez do tapete vermelho de Paulínia. A equipe de "5 X Favela" chegou à cidade do interior paulista com a pinta dos convidados ilustres.

Tratava-se da primeira exibição pública do filme após o convite para uma sessão especial do festival francês. Tratava-se, também, do primeiro teste nacional para o lançamento comercial, em 27 de agosto.

A julgar pela reação da plateia presente ao teatro da cidade --composta, sobretudo, de convidados-- e pelo debate realizado na manhã de domingo, o filme dirigido por grupos formados nas favelas cariocas chegará aos cinemas com moral.

"5 X Favela", coordenado pelo cineasta Cacá Diegues, reúne cinco filmes dirigidos por jovens integrantes de oficinas de audiovisual realizadas no morros cariocas.
"Muita gente nos perguntava até que ponto nossa produção não ia engessar o trabalho deles", disse a produtora Renata Almeida no debate sobre o filme. "Mas a ideia de ter a GloboFilmes e uma estrutura de produção é, justamente, tirar o que eles fazem do gueto. Se fosse para ficar fora do mainstream, eles não precisariam da gente, isso eles já fazem."

Durante o debate, os jovens realizadores explicaram suas opções narrativas e contaram um pouco de suas histórias.

"A decisão de que a gente ia contar uma história positiva aconteceu já na escolha do argumento", contou Cacau Amaral, um dos diretores de "Arroz com Feijão".

Basta ouvir os diretores para se dar conta de que o bom humor e a leveza de muitas das passagens do filme são fruto de uma opção muito clara. De uma ideologia até.

"Nosso filme humaniza o morador da favela. Em 'Cidade de Deus' e 'Tropa de Elite', o protagonista da história é a violência. Aqui são as pessoas", definiu Wagner Novais, um dos diretores de "Fonte de Renda".

Entre piadas e relatos emocionantes, atores e diretores de "5 X Favela" tomaram para si a cena durante o debate. Saíram de Paulínia aplaudidíssimos.

FONTE: FOLHA ONLINE (ANA PAULA SOUSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário