

O último sábado (dia 01 de agosto) foi de muito debate na 1ª Conferência Municipal de Cultura de Jales. O evento, realizado na Câmara Municipal, reuniu 103 pessoas entre artistas, gestores e convidados da cidade e região para discutir e sugerir propostas que possam contribuir para o crescimento cultural da cidade.
A programação começou às 8 horas com o credenciamento e café da manhã ao som da Corporação Musical da cidade. Após a abertura oficial e leitura e aprovação do regulamento, o palestrante Marcelo Simon Manzatti (coordenador geral de articulação institucional, pesquisa aplicada, planejamento e formulação de política para diversidade) fez uma analise e explanação dentro do tema do encontro: “Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento”.
“A Cultura ainda é considerada a cereja do bolo, quando na verdade é a massa”, disse o palestrante ao argumentar sobre a importância de se investir nessa área e o retorno em termos econômicos que ela proporciona. “Um evento pode gerar muitos empregos. Não só o artista como a cidade tem muito a ganhar”, completou.
Marcelo também falou da necessidade dos municípios terem Secretaria, Conselho, Fundo e plano municipal de cultura para contribuírem na formação do Sistema Nacional de Informações Culturais.
No período da tarde, o encontro seguiu com os grupos de trabalho que discutiram e definiram diretrizes para elaboração do Plano Municipal de Cultura. Depois do “Coffee Break” foi instalada a plenária para a aprovação das diretrizes e eleição dos delegados para a Conferência Estadual.
Encerrado o evento, a organização, formada por membros do Conselho Municipal de Cultura, foi embora satisfeita com a qualidade das discussões e produtividade da Conferência.
Viviane Fernandes


MERECE TODO NOSSO APLAUSO A ATUAÇÃO DA CLASSE CULTURAL, ARTISTICA E DO PODER CONSTITUIDO EM NOSSO MUNICIPIO PELO BRILHANTISMO DA 1° CONFERENCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE JALES. FATO HISTÓRICO QUE MERECE SER MOTIVO DE ORGULHO PARA TODOS NÓS, CIDADÃOS. JALES AGRADECE À PARTICIPAÇÃO DE MARCELO MANZATTI PELO BRILHANTISMO COM QUE ABORDOU OS TEMAS DA NOSSA CONFERENCIA. PARABENS JALES. ASS: MARIA STELA
ResponderExcluirParabéns pela matéria Vivi e, principalmente pela iniciativa e ousadia de realizarem a I Conferência Municipal de Cultura. Jales está precisando de atitudes assim.
ResponderExcluirGrande beijo,
Douglas Zílio
Editor - Jornal Folha Regional e Editora IBF