quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

19ª Mostra ELITE de Teatro ajuda a difundir a arte






A 19ª Mostra ELITE de Teatro de Jales conquistou platéias da cidade e promete fazer o mesmo nas cidades de Estrela d´Oeste e grande São Paulo com peças que divertem e emocionam os espectadores. As apresentações tiveram início no sábado dia 28 de novembro e encerra-se dia 5 de dezembro.

O evento é feito pelos alunos do núcleo de Produção e Difusão e também pelo de Formação da ELITE - Escola Livre de Teatro, que há 20 anos trabalha com a arte no município. Quem passou pela Feira do Comboio, dia 28, ou Feira Livre do Jardim Arapuã, dia 29, pode conferir a peça que deu início a Mostra “A farsa do mestre Pathelin” dirigida pelo professor José Vitorino de Souza e encenada pelos alunos André Gandolfo, Priscila Aline, Elaine Sgobi, Maria Martins e Nayara Ledo.

Atitudes inusitadas do público contribuíram para deixar o momento ainda mais especial. “Crianças que moram próximas a Feira pedindo para mãe levá-las para mais perto do local da encenação, pessoas se interagindo com os atores e um menino de aproximadamente dois anos, mesmo depois dos artistas já terem passado o chapéu, fez questão de ir até o centro da roda, com toda a timidez, entregar sua contribuição. Para nós esses são momentos mágicos”, diz o diretor da Escola Clayton Campos.

Na segunda Feira, dia 30, foi a vez do grupo “Pequenos Atores” mostrar seu talento na peça “A cor dos nossos sonhos” escrita e dirigida por Viviane Fernandes. Fizeram parte desse espetáculo alunos de aproximadamente 10 anos, são eles: Larissa Duran, Lorrayne Borges, Nicole Maschio, Jhennifer Gandolfo, Mariana Molina e Alex Kenji, além da participação especial da cantora Priscila Alli e das atrizes Priscila Aline, Letícia Mello, Nayara Ledo e Elaine Sgobi.

Segundo Viviane, a maioria desses alunos entrou muito pequeno na ELITE, fazendo peças infantis que tinham personagens encantados como fadas, bruxas e animais da floresta. Este ano, porém, eles protestaram dizendo que não queriam mais fazer peças de bichinho. “Os atores desse grupo tem uma maturidade teatral impressionante pela idade deles. Achamos justo o que ressaltaram, por isso, buscamos um texto que expressasse essa fase em que eles se encontram – a pré-adolescência, como não encontramos, decidimos escrever. Eles adoraram e se empenharam para fazer um bom trabalho”, conta Viviane.

O espetáculo “Auto da Camisinha”, dirigido por Clayton Campos e encenado por ele e pelos atores Raimundo Nonato e Viviane, foi apresentado na Praça do Jacaré, terça-feira, dia 1º. No mesmo dia, um encontro chamado “Vivência artística” marcou a noite no Teatro Municipal, onde os alunos tiveram a liberdade de criar e apresentar aquilo que gostam: encenação, recitação de poema, dança (balé ou canções populares) e composição de músicas.

Seguindo a programação divulgada no blog www.elteatro.blogspot.com, na sexta-feira, em Estrela d´Oeste, está agendada mais uma apresentação de “A farsa do Mestre Pathelin” na praça central da cidade. No sábado, na Travessa Combaratiba, em São Paulo, a Mostra se encerra com mais uma apresentação do “Auto da Camisinha”, uma peça que leva informação sobre a importância da prevenção.

Viviane Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário