
A Praça de São Francisco, na histórica cidade sergipana de São Cristóvão, foi incluída na Lista do Patrimônio Histórico Mundial, no último domingo, 1º de agosto, durante a 34ª Sessão do Patrimônio Histórico Mundial.
O ministro da Cultura e presidente do Comitê do Patrimônio Mundial, Juca Ferreira, parabenizou os moradores da cidade pela conservação do sítio e o trabalho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC) na elaboração do dossiê de inscrição do bem cultural.
Praça de São Francisco
Construída no final do século XVI e início do século XVII, fica a 23 km de Aracaju e foi a primeira capital sergipana. O município de São Cristovão é tombado como patrimônio material pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e é o quarto mais antigo do país.
O local apresenta influências portuguesas e espanholas, e seus limites são definidos pela Igreja e o Convento de São Francisco, o Museu de Arte Sacra (antiga Capela da Ordem Terceira), a Santa Casa e Igreja de Misericórdia, o Palácio Providencial, e casario antigo. Também representa um centro de manifestações culturais, religiosas e festivas da cidade.
O Ministério da Cultura já investiu mais de R$ 770 mil na requalificação do local e também na restauração dos elementos artísticos de outro bem histórico da cidade de São Cristóvão, o Convento Santa Cruz.
FONTE: MINISTÉRIO DA CULTURA


Nenhum comentário:
Postar um comentário